Exames

Eletrocardiograma

Ter precisão na hora de diagnosticar o coração dos pets é o começo para ter qualidade no tratamento de doenças cardíacas, que nos últimos anos vêm registrando um grande crescimento. E tudo começa com uma boa auscultação durante a consulta, evoluindo depois para o uso de soluções mais assertivas para garantir a qualidade de vida dos nossos animais de estimação.

Uma das soluções oferecidas pelo CISA é o serviço de Eletrocardiograma, que faz a avaliação do coração do animal por meio de corrente elétrica. Este é um exame relativamente rápido, feito na própria clínica, garantindo uma boa leitura do problema do seu animal.

O exame permite, por exemplo, identificar de forma precoce problemas como arritmias e fibrilações suaves, permitindo, com isso, um tratamento mais eficaz das doenças do coração, como a arritmia, que tem como principais sinais o cansaço constante, a dispnéia, desmaios, pulso irregular, síncopes e cianose de mucosa oral, ocular ou gênito-urinária.

Assim como nos seres humanos, este é um dos exames mais comuns na Medicina Veterinária. O exame serve para avaliar o ritmo cardíaco (local de formação, frequência de formação e condução do estimulo elétrico), e a avaliação pré-anestésica.

Outras indicações são voltadas para o acompanhamento da terapia antiarrítmica, investigações complementares de cardiopatias e de algumas alterações sistêmicas em cães e gatos. O eletrocardiograma é recomendado, sobretudo para os animais acima dos cinco anos de idade.