Blog

Veja como identificar sinais de stress em gatos

  1. 26 nov 2015
  2. 7571
Veja como identificar sinais de stress em gatos

Um gato assustado tem medo até mesmo da sua própria sombra. Brincadeiras à parte, o stress é uma ameaça à saúde dos felinos. Sob este efeito, eles reagem de variadas formas diante de uma ameaça, mesmo que ela não seja real, uma vez que estes animais antecipam e imaginam uma determinada situação.

Com isso, situações que fogem ao controle se tornam uma ameaça aos felinos. O resultado é que o gato interpreta qualquer ocorrência fora do comum como um potencial perigo, manifestando o seu estado de stress através de sintomas de ansiedade mais ou menos acentuados.

Os sinais que surgem são de todas as ordens. Por exemplo, existem os sinais orgânicos, pelos quais o gato treme, respira de modo ofegante, apresenta as pupilas dilatadas (midríase), lambe os lábios com frequência e engole a saliva; por vezes ocorrem episódios de diarreia ou vômitos.

Outros sinais vêm do lado comportamental dos felinos, fazendo com que eles exibam uma série de reações. A lista inclui, por exemplo, irritação ou agressividade; corpo recolhido; movimentação hesitante; busca de esconderijos; hiperatividade; ou miar com frequência para chamar a atenção.

A repetição de situações de stress pode tornar o problema crônico, fazendo surgir os sinais de ansiedade. Isso pode ser verificado pelas seguintes manifestações:

# modificação do comportamento alimentar: o animal passa a comer menos ou mais (bulimia), ou a ingerir qualquer coisa, mesmo substâncias não comestíveis (fenômeno denominado “pica”).

# aumento do comportamento de demarcação: realiza suas necessidades fisiológicas em locais não habituais e arranha diversas zonas da casa (por exemplo, os móveis)

# alteração do relacionamento social: esconde-se com maior frequência, mostra-se menos sociável ou tem acessos de agressividade inesperados.

# modificação da atividade: brinca menos, dorme durante mais tempo, diminui os cuidados de higiene

# comportamentos compulsivos: lambe-se constantemente; puxa, mastiga ou arranca os pelos; corre em círculos, persegue a própria cauda, mia de modo intenso e repetitivo.

Deixe um Comentário

Curta nossa página

Posts Recentes

X