Todo cuidado para evitar a Otite canina

1. 19 fev 2016
Todo cuidado para evitar a Otite canina

Se você tem como companheiro em casa um cachorro com orelhas compridas, peludas e caídas, fique bem ligado, principalmente, na hora do banho. Cães que apresentam tais características, como o Cocker, o Maltês, o Sharpei e o Bulldogue, fazem parte do grupo de risco de uma doença que incomoda bastante e gera muito trabalho para os tutores e veterinários.

Trata-se da Otite canina, uma inflamação muito comum nos cães provocada pela ação de bactérias,ácaros e fungos. Esta moléstia, de acordo com relatos de médicos-veterinários, causa muita dor, intensa coceira e desconforto, podendo levar até mesmo à surdez nos casos mais graves. A identificação da doença é, relativamente, fácil, pois o animal costuma emitir grunhidos intensos devido às dores insuportáveis.

Embora ela possa ser externa, a Otite mais comum é a que ocorre na área interna do ouvido dos cães. Este mal pode evoluir de agudo para crônico, se ocorrido repetidas vezes ao longo do tempo. Além do formato da orelha do animal, que facilita a ação dos parasitas, o aparecimento da doença também está relacionado ao contato com a água, sobretudo, na hora do indispensável banho.

Ao entrar pelo canal do ouvido do cachorro, a água pode provocar a inflamação. Neste caso, na hora do banho ou da necessidade de algum contato com água, a melhor receita é tapar os ouvidos do pet com algodão. Isso, com certeza, vai reduzir e muito a entrada de água. Nunca é demais lembrar que a exposição do animal ao frio e vento gelado também podem provocar a Otite.

Como evitar

O caminho para evitar este mal é não descuidar da limpeza constante dos ouvidos dos cães, evitando assim o surgimento dos parasitas. Nesta limpeza, você pode utilizar uma solução líquida a base de ácido lático ou o velho conhecido soro fisiológico. A aplicação também é bem fácil, bastando molhar um pedaço de algodão ou um cotonete na solução e limpar cuidadosamente todo o interior da orelha.

Veja alguns sintomas que o animal costuma exibir quando está com Otite:

# o animal coça e tenta, de forma constante, arranhar as orelhas

# um sinal é o forte cheiro nos ouvidos do pet, com o expurgo de secreção

# quando se toca nas orelhas, o cachorro sente dores

# o sacudir constante da cabeça

# ouvidos constantemente avermelhados