Blog

Seu orçamento está preparado para enfrentar urgências com o pet?

  1. 26 abr 2016
  2. 2528
Seu orçamento está preparado para enfrentar urgências com o pet?

Você já parou para pensar qual o tamanho dos gastos ao longo da vida de um animal de estimação? A maioria dos tutores, certamente, terá dificuldades para responder a esta pergunta, uma vez que os pets exigem uma grande lista de itens, dos cuidados veterinários a um produto para garantir o seu lazer, passando pela alimentação.

Se você não parou para, pelo menos, estimar o peso deste custo no orçamento, um bom caminho é a leitura do livro de finanças pessoais Seu bolso, da editora Casa da Palavra, escrito por Samy Dana, economista e professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV), que se preocupa em abordar a questão dos chamados "petgastos". 

Ele estima que, diluídos durante a vida de um pet, o gasto pode chegar a R$ 60 mil, valor equivalente a dois carros populares zero quilômetro. A conta considerou os gastos com um cão de grande porte, com expectativa de vida de nove anos, além de juros de 0.35% ao ano. No caso de um animal de pequeno porte, com 14 anos de vida, a despesa pode chegar a R$ 45,6 mil.

Mais do que se assustar com o valor, o importante é ficar atento ao espaço que os "petgastos" exige no orçamento dos tutores. Por exemplo, os períodos mais críticos para as contas dos donos são o início e o fim da vida do animal, responsáveis pela maior parte das despesas. 

Prevenção com saúde

No começo vida e no final da vida de cães e gatos, por exemplo, ocorrem mais gastos com itens como vacinas, compra de acessórios e cuidados veterinários. Ou seja, a melhor receita para evitar os gastos desta fase é a prevenção. 

Com muita gente não planeja o orçamento para uma urgência veterinária, como a necessidade de um diagnóstico mais elaborado, um tratamento mais longo ou um cirurgia, uma boa saída é optar por um plano de saúde para pets, que cobre uma série de serviços, e, claro, vai ajudar muito no controle e organização do orçamento do seu pet.

O plano de saúde para pets funciona exatamente os serviços de assistência médica tradicional, com pagamento de mensalidades e coberturas específicas. A vantagem é diluir mensalmente custos que podem se concentrar no caso de internamento ou cirurgia repentina, que, em muitos casos, pega os tutores de surpresa.

Deixe um Comentário

Curta nossa página

Posts Recentes

X