Blog

Otite, um risco para os ouvidos dos cães

  1. 26 ago 2015
  2. 2155
Otite, um risco para os ouvidos dos cães

Se seu cachorro costuma brincar com água, nadar ou tomar aquele banho caseiro, sobretudo, nos dias de calor mais intenso, não descuide da proteção dos seus ouvidos. É preciso secar muito bem o canal auditivo do animal, pois a umidade pode provocar um problema sério: a Otite, uma das doenças inflamatórias mais comuns nos cães, provocada pela ação de bactérias e fungos. 

Todas as raças merecem um cuidado especial com os ouvidos, mas aquelas com orelhas pendulares, mais peludas ou caídas precisam ter uma atenção especial, pois estão mais propensas a sofrerem com a Otite, doença que pode até mesmo provocar surdez no animal, um vez que é capaz de afetar estruturas mais internas dos ouvidos. 

A Otite é uma doença bem comum nos cães devido à anatomia do seu canal auditivo, que, normalmente, é mais longo e tortuoso. Ou seja, é uma região que tem pouca ventilação, o que contribui para a inflamação do local.

Raças sujeitas ao problema

Entre elas estão os cães de raças o Cocker, que tem orelhas compridas e bem caídas; o Pastor Alemão, cujos canais auditivos são muito longos; o Poodle; e os Terriers, por conta do volume de pelos no ouvido. A Otite também é comum nos animais da raça Sharpei, uma vez que possuem canais auditivos muito tortuosos.

A doença provoca muitas dores para os cães, que fazem com que o animal perca o apetite e peso, ficando com uma espécie de fadiga. Ficar atento a alguns sinais é muito importante para identificar o problema. 

Quando afetados pela Otite os animais costumam balançar a cabeça com frequência, coçar e esfregar a orelha na região dos ouvidos. A doença exige tratamento imediato para não comprometer a saúde e a qualidade de vida do cachorro.

O tratamento da Otite nunca deve ser feito em casa, sem passar pela avaliação de um médico veterinário, que irá identificar o agente causador da inflamação. Após o diagnóstico preciso, o especialista deve considerar o histórico do animal, recorrência, entre outros aspectos. 

Além de medicamentos, durante o período do tratamento, é necessário limpar o ouvido do animal com produto específico até duas vezes por dia. Em geral, a otite demora de três a seis semanas para ser tratada por completo.

Como fazer a prevenção

Se você seguir algumas recomendações básicas, com certeza, vai evitar que o seu cão seja acometido por este tipo de inflamação. Uma dica é fazer toda a semana a limpeza do ouvido do animal com produtos veterinários próprios para isso. Converse com o veterinário do seu pet sobre que produto usar.

Outra dica importante é evitar que seu cão faça brincadeiras ou atividades na água, sobretudo no caso das raças mais afetadas pelo problema. Escolha também um pet shop de confiança na hora de levá-lo para o banho, tendo a certeza de que o local faz todos os procedimentos indicados para cuidar do ouvido do animal.

Na hora de dar o banho no cão em sua própria casa, você precisa proteger os ouvidos dele com algodão impermeável e, após secá-lo completamente, lembrar de sempre fazer a limpeza do canal auditivo com produtos específicos.

Deixe um Comentário

Curta nossa página

Posts Recentes

X