Blog

Gatos, muito mais que bons companheiros

  1. 23 fev 2016
  2. 3417
Gatos, muito mais que bons companheiros

Sempre por trás da vida dos gatos pairou uma aura de mistério. Das sete vidas à associação com um rosário de doenças, tudo não passa de mito consagrado pela milenar existência destes felinos entre os seres humanos. Apesar de toda a carga de crendices, na verdade, os peludos encantam, sensibilizam e fazem companhia a muita gente. Afinal, são 22 milhões de gatos nos lares brasileiros, de acordo com o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).

Quem não esta nem aí para lendas e crendices tem, claro, bons motivos para curtir todos os dias estes felinos. E os pesquisadores também, tanto que a produção de estudos sobre os gatos não para de crescer. Se os tutores não têm dúvidas de que os peludos são carinhosos, inteligentes, bom companheiro e habilidosos, os estudiosos vão muito além.

Estudos recentes afirmam que a relação com os gatos traz muitos benefícios para a saúde dos seres humanos. Um simples ronronar, emitido pelos felinos quando estão felizes, ajuda a sarar ossos e músculos. As pesquisas apontam que o contato com os gatos pode ajudar a relaxar e a melhorar itens como pressão arterial, colesterol e o estresse.

Benefícios para as crianças

Um estudo divulgado recentemente nos Estados Unidos, feito a partir do acompanhamento de 4 mil pessoas durante 10 anos, concluiu que cuidar de um gato também pode reduzir em até 30% as chances de uma pessoa morrer de ataque cardíaco. 

Existem pesquisas também que mostram os benefícios do contato entre gatos e crianças, bem ao contrário do que pregam as crendices populares. Esta relação constante tem o poder de ajudar a prevenir uma série de doenças respiratórias, como a asma e também as alergias. Os estudos afirmam que o convívio com os felinos fortalece o sistema imunológico.

Os benefícios, realmente, de acordo com os estudos, são inúmeros. E vai mais um deles: a relação entre crianças e gatos ajuda no desenvolvimento de habilidades sociais e da empatia.Enfim, os estudos ajudam a desconstruir muitos mitos construídos pelo tempo. Ainda bem que os estudiosos trabalham para mostrar que os gatos são muito mais do que bons companheiros. Na lupa da ciência, eles se tornam um santo remédio!

Deixe um Comentário

Curta nossa página

Posts Recentes

X