Blog

Fique de olho na saúde do seu pet

  1. 01 set 2016
  2. 1051
Fique de olho na saúde do seu pet

Carinho, amor e atenção, certamente, fazem parte da rotina dos tutores com os seus pets. Além desta combinação, o cuidado especial com a saúde dos animais de estimação completa o quadro de bem-estar de cães, gatos, pássaros, etc. E aí o "feeling" dos donos precisa ser levado muito em conta, pois eles são as melhores pessoas para saber o que acontece com os seus bichos. Ou seja, a palavra do tutor é decisiva para identificar os sintomas e levar o animal para uma consulta veterinária.

A prova disso vem com uma pesquisa do Hospital Veterinário Sena Madureira, em São Paulo, que revelou que a opinião dos donos e de seus familiares é muito relevante quanto alguns exames também testados no estudo. Isso mostra o papel decisivo dos tutores na hora de entender os sintomas e à saúde dos pets.

“Os tutores têm contato diário com os animais e entendem seu estado de saúde melhor do que qualquer outra pessoa. Mas é o médico-veterinário quem tem as ferramentas necessárias para cuidar deles”, comenta Mario Marcondes, parceiro da Comissão de Animais de Companhia (Comac), do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal, (Sindan), e proprietário do Hospital Veterinário Sena Madureira.

Outro estudo, divulgado em 2015 pela Comac, lista os motivos que fazem os tutores levarem seus animais ao veterinário. Diarreia, vômitos e problemas no apetite são alguns dos mais comuns, de acordo com o trabalho. “Esses sintomas já podem significar diversos problemas na saúde do animal. E por isso que é tão importante visitar um médico-veterinário com frequência e informar qualquer sinal diferente”, ressalta o especialista.

O estudo, chamado de árvore de Valor, revelou ainda alguns sintomas comuns que podem trazer graves problemas à saúde dos pets. São eles: vômitos e diarreias, falta de apetite, feridas de pele, problemas nos ouvidos, quando os animais lambem-se compulsivamente, tosse frequente, coceira além do normal, hematomas e dificuldades para respirar.

Deixe um Comentário

Curta nossa página

Posts Recentes

X