Blog

Dicas sobre a gravidez felina

  1. 24 Jul 2015
  2. 411
Dicas sobre a gravidez felina

Se sua gata apareceu com “bagagem extra”, é hora de se preparar para a nova família que vai chegar. Os bebês nascerão após 62 dias de gestação. Ofereça para a futura mamãe uma alimentação de filhotes, que contém mais nutrientes.

Antes do parto, coloque uma caixinha no local em que a gata costuma ficar e, instintivamente, ela vai se sentir segura para ter seus bebês ali. O parto geralmente é tranquilo e a gata faz tudo sozinha, mas é bom ficar atento, para o caso de alguma complicação. Se perceber algo estranho, ligue para o médico veterinário.

Alimentação nos primeiros dias

Evite que as pessoas peguem os filhotes no colo, porque a mamãe pode estranhar o cheiro e rejeitar a prole. Durante o primeiro mês, os cuidados da mamãe são suficientes para os bebês, que deverão abrir os olhos entre 10 e 12 dias (em hipótese alguma pode ser forçada essa abertura).

Com um mês, eles começam a alimentação para filhotes e a utilizar a caixinha de areia. Mesmo comendo, eles continuarão mamando. Não se preocupe, a mamãe-gata saberá quando chegar a hora do desmame.

Primeira vacina

Aos 60 dias de vida, os bebês estão prontos para a primeira dose da vacina e, a partir dos três meses, já podem ser castrados. É o momento, também, para castrar a mamãe, que entrará no cio novamente cerca de três meses após o parto.

Se você encontrou filhotes abandonados, é bom saber que já existe no mercado leite em pó específico para recém-nascidos e até pequenas mamadeiras, com o bico apropriado, ideais para uma emergência. 

Assim que possível, entre em contato com o seu veterinário e peça orientação sobre como cuidar de recém-nascidos, pois a tarefa é gratificante, mas complicada.

Cinzas, malhados ou rajados… tanto faz! O amor é o mesmo. Azar é não ter um gatinho como amigo e companheiro.

Fonte: ONG Adote Um Gatinho

Deixe um Comentário

Curta nossa página

Posts Recentes