Blog

Dicas para o cão fazer as necessidades no lugar certo

  1. 10 Jun 2016
  2. 488
Dicas para o cão fazer as necessidades no lugar certo

Quem tem cachorro sabe o trabalho que dá ensiná-lo a fazer xixi e cocô no lugar certo. Principalmente quando são filhotes, já que eles veem sofás, tapetes, rodapés e até sapatos como banheiro. E a situação se complica ainda mais para os animais que passam a ser criados dentro de casa ou em apartamento. Para evitar que o seu cão use todos os lugares da casa, você pode treiná-lo para fazer as necessidades no local apropriado. Por isso, quanto antes ensiná-lo, melhor.

O ensino começa desde quando o filhote é desmamado, quando é adotado pela nova família. Paciência e dedicação são imprescindíveis para que o seu pet compreenda a rotina do novo lar. Uma das dicas é destinar um local arejado, de fácil limpeza e de fácil acesso para as necessidades do animal. Nesse local, recomenda-se o uso de um estrado sanitário ou um tapete higiênico.

Sempre que o filhote começar as fazer as necessidades, leve-o até o local destinado. Com o tempo, ele associa as necessidades com o espaço. áreas de serviço, sacadas fechadas ou banheiros são os locais mais adequados – salienta o veterinário.

Cães mais velhos e idosos têm mais vícios e, portanto, mais dificuldade de aprendizado do que os mais novos. Assim, podem demorar para se adaptar à rotina. Apesar disso, as dicas são as mesmas, mas é preciso ter mais paciência. Se as dicas não funcionarem, podem influenciar no comportamento do pet. É importante saber que cada animal tem suas particularidades.

Na média, os cães que demoram de 20 a 30 dias para aprender comandos. Mas há raças, como o Chow Chow, que chegam a demorar até um ano para assimilar as dicas. Os Collies são mais rápidos, em média em uma semana se adaptam às primeiras ordens. Se o tutor preferir, pode pedir auxílio a um veterinário ou a um adestrador.

Veja algumas dicas

# Separe um local para ele sempre fazer as necessidades ali. Um truque que pode ser usado é impregnar um jornal (ou tapete higiênico) com o xixi e colocar no local. Assim o cão associa o cheiro ao local.

# Quando ele começar a fazer xixi ou cocô no lugar certo, mostre que ficou feliz fazendo um carinho ou dando um petisco. Esse reforço positivo irá lembrá-lo sempre de fazer no mesmo local.

# Jamais dê bronca no seu animal caso ele faça as necessidades em outro lugar. Isso vai fazer com que ele tenha medo de fazer xixi e cocô e não aprenda o correto. Em casos mais extremos, recomenda-se dobrar um jornal em forma de canudo e bater no chão (nunca no animal).

# O local deve ser longe da comida ou de onde o seu animal dorme. Eles naturalmente têm preferência por locais assim.

# Evite limpar o xixi na frente do seu cachorro. Isso pode fazer com que o seu animal entenda que assim ele chama a sua atenção e, ao invés de mudar, ele continuará a fazer no lugar errado.

# Se ele estiver fazendo as necessidades no lugar errado, interrompa e mostre o local correto, chamando ele. Caso ele mude para o local que você indicou, use o reforço positivo, dando os parabéns.

# Dê um nome para a atividade, como "ir ao banheiro" ou "fazer xixi". Isso ajudará o seu cão a assimilar o comando quando levá-lo ao lugar correto.

# Comandos de voz diretos, como um rígido "não", quando o cão faz no lugar errado, também funcionam.

Deixe um Comentário