Blog

Dicas básicas para alimentação de filhotes

  1. 12 abr 2017
  2. 1925
Dicas básicas para alimentação de filhotes

Pronto! A sua casa está em festa, pois, afinal, você realizou o sonho de ter um filhote de cachorro. Em primeiro lugar, é preciso ter em mente que a relação com o animal será bem longa, dependendo da raça escolhida. Em segundo, você tem que se preocupar logo com os primeiros cuidados na fase de infância do cão, pois o filhote exige uma boa dose de cuidados, sobretudo com a sua alimentação.

A primeira coisa a fazer é levar o animal para uma consulta veterinária para fazer um diagnóstico completo de sua saúde, incluindo o que é preciso fazer para que o filhote tenha uma alimentação adequada. Neste momento, o veterinário vai dizer para você qual é a melhor dieta, levando em conta as características anatômicas, idade e as necessidades nutricionais individuais para aquele momento, pensando em raça e porte.

Uma observação básica é não dispensar o período de amamentação do filhote, fundamental para fazer com que ele tenha os anticorpos necessários a um desenvolvimento saudável, livre de muitas doenças.

O período de desmame dos filhotes, que diz respeito à transição entre o leite materno e a ração seca, deve ser feito com cuidado, de forma gradual, assim como se faz com crianças, sem forçar o animal. Os dentes começam a nascer a partir dos 30 dias de vida, que é o momento ideal para se iniciar a transição. Neste momento, os dentes do filhote começarão a incomodar a mãe, e nesse processo se inicia o desmame.

Na fase de transição nutricional, uma boa dica é oferecer ao animal uma alimentação pastosa, introduzindo, gradualmente, a ração seca. A diferença entre a papinha oferecida no mercado para as rações de filhotes é basicamente a consistência, sendo que os nutrientes permanecem os mesmos necessários para o desenvolvimento saudável do filhote.

Assim, após o desmame, o recomendado é oferecer os alimentos especiais até que os dentes estejam firmes e o animal possa, aos poucos, começar a consumir ração seca. Após a transição, ele poderá ser alimentado normalmente com ração para filhotes.

Deixe um Comentário

Curta nossa página

Posts Recentes

X