Blog

Cuidados com pulgas e carrapatos nas férias de meio de ano

  1. 11 jul 2017
  2. 1937
Cuidados com pulgas e carrapatos nas férias de meio de ano

Férias de meio de ano não tem jeito! Para muita gente, é prenúncio de uma boa viagem, seja para a casa de campo ou de praia, com a família toda, o que inclui, naturalmente, os animais de estimação do lar. Antes de colocar o pé na estrada, é bom ficar de olho nos cuidados que esta mudança temporária terá na vida dos pets.

O cuidado com a saúde do animal deve ficar nos primeiros lugares da lista das providências para o período de descanso fora de casa. Uma das providências é fazer uma consulta ao veterinário em busca de uma solução que proteja os animais de uma possível infestação de pulgas e carrapatos.

Controle do ambiente - Você tem que ter cuidado para não deixar estes parasitas atrapalharem suas férias e as do seu pet. Pulgas e carrapatos podem trazer doenças para os animais, além de situações de desconforto causado por coceiras e alergias. Toda atenção é pouca para garantir um passeio tranquilo também para os seus animais de estimação.

Depois de percorrer os muitos quilômetros da viagem, assim que chegar no novo endereço trate de fazer uma boa limpeza do ambiente, sobretudo se ele estiver fechado há algum tempo.

O espaço arejado e com muita luz é fundamental para afastar os parasitas, que são sensíveis à água, ao calor e à luz. Uma boa dica para não ter problemas é combinar um bom controle do ambiente com o uso contínuo de produtos que impeçam a infestação por parasitas.

O que fazer em caso de infestação? - Às vezes, por algum descuido, pulgas e carrapatos fazem a festa e atacam os pets. Se isso acontecer, o melhor tratamento passa pela combinação de produtos antiparasitários de origem veterinária específicos para o biotipo do animal – raça, tamanho, idade etc. Isso vai evitar a transmissão de doenças.

O importante é que os antiparasitários quebrem o ciclo de reprodução de pulgas e carrapatos. O uso contínuo dos antipulgas e anticarrapatos, além da limpeza ambiental, com produtos especiais que agem contra esses parasitas, são fundamentais para a prevenção.

As pulgas e carrapatos podem vir para o ambiente interno de nossas casas por meio de outros animais, como outros cães e gatos que circulam de forma livre, assim como através de outros animais domésticos como cavalos e bovinos, além de animais silvestres.

A circulação dessas espécies pode ocasionar a infestação do ambiente sem que seja perceptível aos nossos olhos, uma vez que esses parasitas se escondem em ninhos e dependendo da fase podem não ser visíveis a olho nu.

Cuidados fora de casa - Além de adotar a receita certa para evitar a infestação do ambiente, é preciso também ter cuidado com os espaços externos, como calçadas, praças e ruas. Deve-se evitar também o trânsito por locais que tenha muito mato.

Após o passeio, é recomendável que você faça uma boa inspeção do pelo do animal, olhando a face interna de orelhas, patas, abdômen e região perianal, locais onde os carrapatos costumam se alojar. Faça uma boa escovação da pelagem do pet, pois esta medida contribui para impedir qualquer tipo de infestação.

Deixe um Comentário

Curta nossa página

Posts Recentes

X