Blog

Cuidados básicos para os pets na terceira idade

  1. 10 fev 2017
  2. 994
Cuidados básicos para os pets na terceira idade

O que fazer quando o seu cão chega à maturidade? Com a idade acima dos sete anos para os animais de pequenos porte ou cinco para os maiores, chegam os sinais de senilidade. Neste fase, é bom redobrar os cuidados especiais, pois muitos dos seus órgãos perdem a vitalidade.

O caminho dos donos de pet na terceira idade é ficar de olho na saúde e a sua alimentação. Um primeiro ponto é aumentar a frequencia dos check ups, pois esta rotina pode ajudar a detectar mais cedo algum problema de doença mais grave. Assim, o tratamento ficará mais fácil.  Nesta fase, o ideal é que a visita ao veterinário aconteça a cada seis meses.

Cuidados com a nutrição, com o funcionamento do coração, do sistema hepático e renal devem ser encarados como uma necessidade neste período da vida do animal. Com o passar dos anos, os cães vão adquirindo necessidades diferentes, seus órgãos vão envelhecendo e suas funções podem ficar deficientes.

Embora benéficos para a saúde em qualquer idade, os exercícios devem sofrer alterações, principalmente em casos de animais com problemas ortopédicos. Cães com problemas ósseos, articulares e cardíacos devem ter sua condição avaliada e sua disposição também.

O cão não deve ser forçado ou exposto ao excesso. O passeio não é bom somente para o corpo, mas também para a mente do cão, ele se distrai, observa o entorno, cheira o chão, isso tudo o estimula e mantém seu cérebro atuante.

Além dos exames e da rotina de exercícios, a alimentação é outro fator que merece atenção em pets senis. É importante evitar fontes excessivas de gordura e proteína principalmente procurar trocar os petiscos industrializados por frutas e nunca dar doces.

Deixe um Comentário

Curta nossa página

Posts Recentes

X