Blog

Benefícios da higiene oral para o seu cão

  1. 12 mai 2016
  2. 1455
Benefícios da higiene oral para o seu cão

Como o desenvolvimento da placa dentária é um processo contínuo, os benefícios do tratamento têm curta duração, caso os cuidados diários não sejam seguidos pelo proprietário. A doença periodontal pode ser interrompida mas não curada. Ela inevitavelmente reaparece se o proprietário não manter os cuidados de higiene.

A placa dental, biofilme bacteriano, deve ser elimidado. Por esta razão, a escovação diária é essencial após o tratamento.Caso contrário a placa bacteriana dental rapidamente acumula-se e favorece a progressão da doença periodontal. Se após o tratamento periodontal não houver higiene oral diária, escovação, em três meses o cão já apresentará gengivite semelhante a do dia do tratamento.

Estímulos

Os proprietários devem ser claramente informados sobre o desenvolvimento e as consequências da doença periodontal. Eles então compreendem a importância da higiene oral diária.O método mais eficaz para eliminar a placa dental é a escovação,por isto deve ser introduzida logo após o tratamento. 

É importante que seja feita diariamente.Visitas regulares ao Médico Veterinário ajudarão o proprietário a escovar os dentes do cão de forma eficaz. O retorno ao Médico Veterinário depende das condições individuais do cão e da higiene oral diária aplicada pelo proprietário.

O papel da equipe veterinária após o tratamento:

- Insistir sobre a necessidade da higiene oral diária. 

- Deixar disponível contato telefônico ou e-mail para acompanhar e esti-mular os cuidados de higiene.

- Não presumir que será fácil ao proprietário realizar a higiene oral: veri-ficar constantemente o comprometimento e a eficiência convidando-o a retornar ao consultório periodicamente. 

- Também não supor que o proprietário não queira fazer ou não seja apto a realizar a higiene oral.

Perguntas e respostas

Existe algum medicamento que previna ou dissolva o tártaro?

Não. A ação mecânica é o único método para remover a placa e o tártaro.

É possível prolongar os benefícios do tratamento periodontal com antibióticos?

Não, pela mesma razão acima. Antibióticos poderão ser inúteis e perigosos, pois usá-lo sem objetivo favorece o aparecimento da resistênca bacteriana. O Médico Veterinário pode administrar antibióticos apenas durante o tratamento para evitar que as bactérias bucais entrem na corrente sanguínea. 

É possível prolongar os benefícios do tratamento periodontal com o uso de antiséptico bucal? 

Alguns antisépticos com clorexidina aerosol, solução ou gel, podem ajudar de modo eficaz caso sejam aplicados sobre o dente ou gengiva limpos. Mas eles têm certos incovenientes como o gosto amargo e a pigmentação da placa bacteriana de marrom. Por isto seu uso é de curto tempo antes e após o tratamento periodontal. 

O que acontece caso o cliente não siga as recomendações de higiene oral após o tratamento periodontal? 

Num prazo de 3 meses, a inflamação causada pela placa bacteriana e a doença periodontal estarão exatamente como antesdo tratamento periodontal.

Fonte: Royal Canin

Deixe um Comentário

Curta nossa página

Posts Recentes

X