Blog

Ajude seu pet a enfrentar o calor

  1. 25 set 2015
  2. 1242
Ajude seu pet a enfrentar o calor

O Inverno terminou no Rio de Janeiro com cara de verão. A Primavera começou, no dia 23 de setembro, dando mostras de que não vai aliviar no calor. E imagine o que será do Verão. Com o aumento das temperaturas em todo o país, os donos de pets não podem descuidar um só momento. 

Tudo bem que você não precisa fazer como um morador da cidade de Guaraí, no estado do Tocantins, que instalou um ar-condicionado na casinha de sua cadela. Só para ter uma ideia da dureza no município, no dia 22 de setembro, a temperatura chegou a 40ºC, com sensação térmica bem próximo dos 50ºC.

Apesar de ser uma atitude exagerada, usar ar-condicionado para aliviar o calor dos animais não oferece mal algum, mas exige alguns cuidados. Assim como costumamos fazer, é bom, neste caso, adotar um umidificador de ar ou uma toalha molhada no local.

Quem não pode optar por este luxo e mantém os animais fora de casa, precisa ter cuidados. Busque sempre locais frescos e com sombras, deixe sempre o recipiente com bastante água fresca e não esqueça da limpeza da vasilha.

Também é bom ter cuidado na escolha da casinha do animal. Prefira casas de plástico àquelas de amianto, que retêm a temperatura, deixando uma sensação térmica de calor ainda maior. Escolha um lugar bem arejado para deixar a moradia do seu amigo pet. Veja algumas dicas para enfrentar o calor.

Sombra e água fresca 

Procure manter o animal sempre num canto da casa, para quem tem quintal, mais fresco pela presença da sombra. A água também deve ser mantida fresca, ou seja, sua troca precisa ser feita mais vezes ao longo do dia.

Banho e tosa 

Para os cachorros de pelo curto, pode-se aumentar o número de banhos para ajudar a refrescar. Os animais de pelo espesso, além do banho semanal, é indicado fazer a tosa.

Passeios 

O habitual e vital passeio diário não pode passar em branco, mesmo com o calor. A saída é realizar esta tarefa logo cedo, antes que o sol esquente demais ou no final do dia, período melhor agora com o horário de verão. O animal também pode utilizar um protetor solar. Neste caso, é indispensável a orientação de um médico veterinário.

Refrescante 

Além da água fresca, você pode dar ao seu animal um pouco de água de coco, pois ajuda na hidratação. Outra alternativa é dar ao pet sorvetes à base de frutas, que são mais refrescantes e contém menos açúcar.

Deixe um Comentário

Curta nossa página

Posts Recentes

X