Blog

Acupuntura veterinária, uma solução para saúde do pet

  1. 23 dez 2015
  2. 1402
Acupuntura veterinária, uma solução para saúde do pet

Quem escuta falar do uso da acupuntura veterinária em animais costuma, até mesmo, a ficar impressionado. O certo é que esta técnica milenar da medicina tradicional chinesa, existente há cerca de cinco mil anos, tem prestado um grande serviço à saúde de muitos pet, assim como já faz pelo homem há um bom tempo. Esta alternativa, aplicada por veterinários especializados, ser para animais de qualquer espécie, como cachorros, gatos, coelhos, cavalos etc.

"A acupuntura considera as interações do sistema nervoso autônomo (SNA) simpático e parassimpático, manipulando-os para conseguir os resultados desejados”, explica Ingrid Atayde, médica veterinária da Comissão de Ética e Bioética do Conselho Federal de Medicina Veterinária (Cebea/CFMV).

A técnica, ao longo dos anos, passou por várias fases, ou escolas, tendo modificações e aprimorando os padrões da medicina chinesa tradicional. O desenvolvimento científico permitiu sua compreensão e novas abordagens, a exemplo da acupuntura neurofuncional. 

A manipulação do sistema neurológico é cada vez mais estudada e os resultados são confirmados. A técnica de neuromodulação inclui não apenas o uso de agulhas e eletroestimulação, mas também a aplicação de medicamentos com intenções terapêuticas, completamente baseado nos estudos de neurociências. 

Indicações

A acupuntura é indicada no tratamento de uma série de problemas de saúde. A lista inclui, por exemplo, os casos de reabilitação e dor, aguda ou crônica, e doenças que envolvam controle neurológico como as degenerativas: displasias, espondiloses, doença do disco intervertebral.

O uso da técnica apresente resultados excelentes em reabilitação de cinomose, incontinência urinária e/ou fecal, obstipação crônica – especialmente em felinos – aceleração da cicatrização cutânea, entre outras.

A técnica também é auxiliar a médio e longo prazo para tratar os quadros de ansiedade, problemas dermatológicos, atópicos ou alérgicos e outras patologias com interferência do estado psicoetológico.

Resolução da especialidade

A Resolução CFMV nº 1051/2014 habilitou a Associação Brasileira de Acupuntura Veterinária para conceder o título de especialista em acupuntura veterinária aos profissionais interessados de acordo com os critérios da Resolução CFMV nº 935/2009.

O objetivo é garantir que os títulos de especialista sejam concedidos sob critérios rígidos e por instituições reconhecidas para que o serviço seja prestado pelos profissionais de medicina veterinária com excelência.“O maior fator para a popularidade da acupuntura é o sucesso no tratamento das patologias para as quais há indicação”, conclui Ingrid Atayde.

“É preciso entender que ela é um tratamento complementar, da mesma maneira que associamos fármacos, para o benefício mais rápido possível do paciente, associamos a Acupuntura. É preciso ser realista quanto aos resultados e suas evidências, buscando sempre o melhor para o paciente em termos de risco-benefício e custo benefício”, afirma a médica veterinária.

Deixe um Comentário

Curta nossa página

Posts Recentes

X