Blog

Cuidados na velhice do seu pet

  1. 08 set 2016
  2. 1202
Cuidados na velhice do seu pet

O pet chegou pequeno, ganhou amor, carinho e atenção de todos da casa. Mas o tempo passa. A idade chega, e o animal fica idoso, sentindo o peso dos anos. E agora, o que fazer? A velhice exige, além de tudo o que o cão ou gato teve na infância, cuidados redobrados. Para os tutores uma nova rotina com alimentação, higiene e atenção veterinária. 

Especialista em geriatria veterinária, o médico-veterinário Mario Marcondes, proprietário do Hospital Veterinário Sena Madureira, em São Paulo, preparou uma série de dicas para você seguir lado a lado com seu pet na "terceira idade".

Consultas regulares - É fundamental que você mantenha visitas e exames regulares para que o seu pet esteja sempre em dia com a saúde. Além disso, caso haja algum problema com o animal, o veterinário poderá atuar antecipadamente e prevenir complicações. 

A vacinação anual sempre em dia torna-se também muito importante para prevenção de doenças infectocontagiosas já que os bichos são mais propensos a estas doenças na idade avançada.

Sempre em atividade - Passeios e exercícios físicos são essenciais em todas as idades. Mas lembre-se de que quando o animal é idoso, talvez ele não tenha mais o mesmo ritmo de antes. Por isso, faça passeios curtos e não os deixe ir além do seu limite físico. O indicado é exercitar o animal de 20 a 30 minutos através de caminhadas leves, todos os dias. 

Este tipo de exercício, considerado aeróbico, é o mais eficiente para manter a saúde cardiovascular, melhorar a qualidade de vida e a longevidade. Os efeitos benéficos do exercício são decorrentes da liberação de neurohormônios que auxiliam no bem estar e controle da frequência cardíaca e pressão arterial. Mas lembre-se: para se ter o efeito desejado os velhinhos devem exercitar-se cronicamente, sem interrupção. Com isto os benefícios aparecem após 3 meses de prática.

Alimentação balanceada - Os cuidados com a alimentação do animal são a base para uma vida saudável. Avalie com o seu veterinário qual a melhor dieta para o seu animal e os nutrientes que não podem faltar no seu dia a dia. 
Quando os animais envelhecem, eles tendem a precisar de vitaminas e nutrientes diferenciados. Hoje em dia existe uma infinidade de boas rações próprias para o animal idoso com a suplementação dos nutrientes necessários para esta faixa etária. Fale com o seu veterinário.

Deixe um Comentário

Curta nossa página

Posts Recentes

X