Blog

Benefícios da castração nos gatos

  1. 23 ago 2016
  2. 1476
Benefícios da castração nos gatos

Apesar da carga de polêmica e dos mitos existentes, a castração é uma solução que traz uma série de benefícios para a saúde, além dos efeitos que pode proporcionar para o comportamento dos animais. A lista para os gatos, por exemplo, de acordo com os médicos veterinários, inclui a prevenção contra gravidez indesejada, a maior expectativa de vida e a queda no risco de doenças.

Com todo este rol de vantagens, a primeira coisa a fazer é deixar de lado o mito de que a castração é um procedimento doloroso. Então, é preciso entender o que é a castração, solução pela qual os órgãos de reprodução do felino são removidos. Dos machos são retirados os testículos, e das fêmeas, o útero e os ovários. Uma vez que o procedimento é realizado, a produção de hormônios sexuais é interrompida.

Como explicam os especialistas, isso provoca diretamente algumas mudanças no comportamento dos animais, e a mais aparente delas é a diminuição da agressividade e o fim da necessidade de demarcar território. Um ponto a observar é o aumento do apetite dos gatos, o que eleva o risco de obesidade. Isso vai exigir um dieta bem balanceada.

Veja abaixo outros benefícios da castração:

01) Previne a gravidez indesejada - Esse é o mais óbvio dos benefícios, principalmente levando em conta o fato de que os gatinhos são muito férteis e se reproduzem com velocidade, gerando até quatro ninhadas por ano.

02) Elimina a sujeira - Quem tem gata em casa sabe que a época do cio é um inconveniente por conta da sujeira que o sangramento causa. Ainda mais se a gata tem o costume de subir em móveis como sofá ou cama, por exemplo. A castração elimina esse problema de uma vez por todas, já que sem os órgãos reprodutores, não haverá mais cio.

03) Queda no risco de doenças - Os gatos não castrados correm um risco maior de desenvolver doenças como o câncer: nas fêmeas, os tumores de mama, e nos machos, de próstata. A castração, no entanto, ajuda a diminuir esse risco em até 60%. O risco de contrair doenças sexualmente transmissíveis também cai para zero, com o fim da necessidade de copular.

04) Comportamento caseiro - Outra mudança comportamental que os tutores percebem após a castração é a diminuição da vontade que o gato tem de sair de casa. Isso porque o lado caseiro do bichano é despertado. Ou seja, seu felino vai ficar cada vez mais perto de você.

05) Mais expectativa de vida - Com menos vontade de sair, menos agressividade e menor propensão a desenvolver doenças, é claro que a expectativa de vida do seu pet aumenta muito.

Deixe um Comentário

Curta nossa página

Posts Recentes

X